OCUPAÇÃO IRREGULAR DO GUARITUBA – PIRAQUARA/PR E AÇÕES DE MELHORIA URBANA POR MEIO DA INTERVENÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Beatriz Lemos de Almeida UFPR

Palavras-chave:

ocupações irregulares, regularização fundiária, urbanização

Resumo

A crescente centralização da população nos grandes aglomerados urbanos resultando em
ocupações inadequadas, principalmente em áreas de fragilidade ambiental, é resultado de um problema de execução do planejamento urbano e da gestão de suas diretrizes, destacando-se a questão da habitação. Este estudo buscou avaliar a intervenção pública para regularização fundiária na região denominada Guarituba, localizada no Município de Piraquara, a partir de um comparativo com três casos de ocupação irregular similares, também localizados na Região Metropolitana de Curitiba. Os casos selecionados são resultado das desigualdades sociais cada vez mais evidentes no país e tornaram-se objeto de estudo por sua grande concentração populacional e fragilidade do local onde se situam. A partir deste comparativo, concluiu-se que estas intervenções urbanas foram capazes de solucionar a questão fundiária da terra, por meio da regularização da posse aos moradores. Porém, entende-se que uma proposta de urbanização deve ir além da solução técnica baseada em moradia e infraestrutura básica, antecipando melhorias sociais mediante equipamento de saúde e educação e programas de geração de trabalho e renda.

Biografia do Autor

Beatriz Lemos de Almeida, UFPR

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestre em Engenharia da Construção Civil - UFPR (2010).

Downloads

Publicado

2022-01-11

Como Citar

Lemos de Almeida, B. (2022). OCUPAÇÃO IRREGULAR DO GUARITUBA – PIRAQUARA/PR E AÇÕES DE MELHORIA URBANA POR MEIO DA INTERVENÇÃO PÚBLICA. Planejamento E Políticas Públicas, (43). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/363