O DESAFIO DA ESCOLHA E AS ATRIBUIÇÕES DA BANCA NA SELEÇÃO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Erlaine Binotto UFGD
  • Elisabete Stradiotto Siqueira UFERSA
  • Debora Nayar Hoff UFU
  • Natália Corrêa Mortari UFGD
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva UEL

Palavras-chave:

seleção, professores, universidade, avaliação

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de seleção docente sob a óptica dos professores que tenham participado de bancas de concurso das universidades públicas federais na área das
Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Os questionários foram enviados a professores que tenham participado de banca de concurso público de todas as universidades federais. Constata-se que não fica perceptível o espaço para a diversidade, uma vez que a escolha dos pares que avaliarão os candidatos não é orientada prioritariamente por requisitos vinculados à produção acadêmica, predominando uma forte tendência para as relações pessoais e formação na área. Na análise do processo, trazida pelos membros da banca, consta-se que o processo é amplamente subjetivo e não desenvolve a dimensão reconstrutiva do conhecimento.

Biografia do Autor

Erlaine Binotto, UFGD

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta (1998), mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre liderança feminina nas cooperativas agrícolas. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e do conhecimento, cooperativas, capital social, comunidades de prática, aprendizagem e empreendedorismo.

Elisabete Stradiotto Siqueira, UFERSA

Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, administração, gestao social, revitalização urbana e responsabilidade social.

Debora Nayar Hoff, UFU

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Planalto Catarinense (1994), mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Agronegócios no Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria de madeira, agronegócios, cadeia produtiva, cluster, distritos industriais, competitividade, desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável. Têm experiência em atividades de gestão universitária, incluindo: planejamento estratégico, elaboração de projetos de curso e de reconhecimento de cursos, elaboração de normas e procedimentos vinculados à vida universitária, principalmente na área de ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia.

Natália Corrêa Mortari, UFGD

Aluna de Graduação em Economia da UFGD.

Fabiula Meneguete Vides da Silva, UEL

É bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2002), mestre em Administração pela UFSC (2005) e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações sociais, gestão de pessoas, comportamento humano nas organizações e liderança.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Como Citar

Binotto, E., Siqueira, E. S., Hoff, D. N., Mortari, N. C., & Silva, F. M. V. da. (2022). O DESAFIO DA ESCOLHA E AS ATRIBUIÇÕES DA BANCA NA SELEÇÃO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. Planejamento E Políticas Públicas, (43). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/358

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)