O DESAFIO DA ESCOLHA E AS ATRIBUIÇÕES DA BANCA NA SELEÇÃO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Erlaine Binotto UFGD
  • Elisabete Stradiotto Siqueira UFERSA
  • Debora Nayar Hoff UFU
  • Natália Corrêa Mortari UFGD
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva UEL

Palavras-chave:

seleção, professores, universidade, avaliação

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de seleção docente sob a óptica dos professores que tenham participado de bancas de concurso das universidades públicas federais na área das
Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Os questionários foram enviados a professores que tenham participado de banca de concurso público de todas as universidades federais. Constata-se que não fica perceptível o espaço para a diversidade, uma vez que a escolha dos pares que avaliarão os candidatos não é orientada prioritariamente por requisitos vinculados à produção acadêmica, predominando uma forte tendência para as relações pessoais e formação na área. Na análise do processo, trazida pelos membros da banca, consta-se que o processo é amplamente subjetivo e não desenvolve a dimensão reconstrutiva do conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Erlaine Binotto, UFGD
    possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta (1998), mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre liderança feminina nas cooperativas agrícolas. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e do conhecimento, cooperativas, capital social, comunidades de prática, aprendizagem e empreendedorismo.
  • Elisabete Stradiotto Siqueira, UFERSA
    Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, administração, gestao social, revitalização urbana e responsabilidade social.
  • Debora Nayar Hoff, UFU
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Planalto Catarinense (1994), mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Agronegócios no Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria de madeira, agronegócios, cadeia produtiva, cluster, distritos industriais, competitividade, desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável. Têm experiência em atividades de gestão universitária, incluindo: planejamento estratégico, elaboração de projetos de curso e de reconhecimento de cursos, elaboração de normas e procedimentos vinculados à vida universitária, principalmente na área de ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Natália Corrêa Mortari, UFGD
    Aluna de Graduação em Economia da UFGD.
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva, UEL
    É bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2002), mestre em Administração pela UFSC (2005) e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações sociais, gestão de pessoas, comportamento humano nas organizações e liderança.

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Publicado

01/11/2022

Como Citar

O DESAFIO DA ESCOLHA E AS ATRIBUIÇÕES DA BANCA NA SELEÇÃO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. (2022). Planejamento E Políticas Públicas, 43. https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/358

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