MUNICIPALIZAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA, MINAS GERAIS

Autores

  • Francisco Carlos Cunha Cassuce UFV
  • Fernanda Rosado Correa Coelho UFV
  • João Eustáquio de Lima UFV

Palavras-chave:

Qualidade do Ensino, Ensino Fundamental, Ponte Nova, Minas Gerais

Resumo

O processo de municipalização vem sendo colocado como um ponto crucial para que se alcancem
melhorias na qualidade do ensino fundamental no Brasil. Contudo, há divergências sobre a eficiência de tal política. Este estudo buscou analisar a influência que a prática dessa política
teve sobre a qualidade do ensino dos alunos da 4a série no município de Ponte Nova. Para isso, utilizou-se a técnica de dados em painel que possibilitou verificar que o aumento do número de professores com nível superior e o incentivo a atividades de leitura elevaram o rendimento médio
dos alunos e, dessa forma, a qualidade do ensino. Já a política de municipalização atuou de forma
contrária, deteriorando a qualidade, no período analisado.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Cunha Cassuce, UFV

Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV)/Departamento de Economia (DEE)

Fernanda Rosado Correa Coelho, UFV

Universidade Federal de Viçosa

João Eustáquio de Lima, UFV

Econometria e Métodos Quantitativos Aplicados à Economia do Departamento de Economia Rural (DER) da UFV

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Cassuce, F. C. C., Coelho, F. R. C., & de Lima, J. E. (2022). MUNICIPALIZAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA, MINAS GERAIS. Planejamento E Políticas Públicas, (37). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/242