AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E CAPACITAÇÃO CONTÍNUOS NO SERVIÇO PÚBLICO:
AVANÇOS DA POLÍTICA DE RH NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UMA PREFEITURA DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC
Palavras-chave:
capacitação contínua, avaliação de desempenho permanente, serviço públicoResumo
Este artigo apresenta o modelo de gestão de servidores proposto por uma prefeitura do Alto Vale do Itajaí-SC e analisa quais as contribuições oferecidas pela capacitação e avaliação de desempenho de forma permanente no serviço público. Utilizou-se como metodologia o delineamento descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa; e a coleta de dados se deu por meio de investigação documental, contato pessoal com o departamento de recursos humanos (DRH) e de pesquisa bibliográfica. O investimento em capacitação dos servidores pelos municípios está previsto na Constituição Federal de 1988, mas não de forma que garanta efetivamente sua execução. O serviço público tem sido vítima de inúmeras críticas por sua falta de eficiência. Algumas ações buscaram modernizar o Estado e torná-lo mais ágil. Contudo, para que consiga realmente melhorar a qualidade de seus serviços, é preciso dar atenção especial ao servidor, com ações que contribuam para sua motivação, seu comprometimento, sua atuação mais eficiente e, inclusive, para sua saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alguns direitos reservados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.