O IMPACTO DA EXPOSIÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA SOBRE O ATRASO ESCOLAR NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Maria Adreciana Silva de Aguiar Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp64art1

Palavras-chave:

atraso escolar, violência, propensity score matching

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9º ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015, empregando o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados mostraram um aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido a insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola, para os que praticam bullying, alunos expostos à violência sexual e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Uma evidência contrária obteve-se para o efeito dos que já sofreram bullying, mostrando efeitos negativos em torno de 2% sobre o atraso escolar.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Aguiar, M. A. S. de. (2023). O IMPACTO DA EXPOSIÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA SOBRE O ATRASO ESCOLAR NO ESTADO DO CEARÁ. Planejamento E Políticas Públicas, (64). https://doi.org/10.38116/ppp64art1