CARACTERÍSTICAS DE ABSENTEÍSMO ENTRE TRABALHADORES DA SAÚDE:
NÍVEL CENTRAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE/MT DE 2005 A 2006
Palavras-chave:
Absenteísmo, Morbidades, Saúde do Trabalhador, Sistema Único de SaúdeResumo
Este estudo descritivo/exploratório objetiva analisar características de absenteísmo por morbidades entre 923 trabalhadores do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), no período 2005-2006, para subsidiar políticas públicas que venham a reduzir os impactos na vida dos trabalhadores bem como dos serviços prestados à população. Utilizou-se formulário para a coleta de dados nos prontuários da coordenadoria de perícia médica do estado de Mato Grosso e efetuou-se análise de frequência simples. Os resultados indicam que as doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, os fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde foram, respectivamente, as nosologias que mais acometeram os trabalhadores nesse período, com maior proporção entre o gênero feminino, casados, na faixa etária acima de 46 anos e com mais de 20 anos de trabalho. Conclui-se que o absenteísmo por morbidade, entre os trabalhadores em estudo, impactou financeiramente a instituição. Há necessidade de implementar ações de prevenção à saúde do trabalhador que possam contribuir com a qualidade e a produtividade nos serviços oferecidos à população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Planejamento e Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.