AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA TRABALHO SOBRE A INSERÇÃO DOS JOVENS DE OSASCO/SP NO ENSINO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp65art3Palavras-chave:
Avaliação de impacto, Política pública, Transferência de renda, Educação, Controle SintéticoResumo
Instituído pela Lei n. 3.983 (2005), de 27 de dezembro de 2005, o Programa Bolsa Trabalho (PBT), se constitui em uma política pública que tem como público-alvo pessoas com idade entre 15 (quinze) e 24 (vinte e quatro) anos e residentes no município de Osasco/SP. Assim, em resposta a falta de uma avaliação do programa, que visa combater o abandono e a evasão escolar juvenis resultantes do emprego precoce, o presente estudo buscou investigar seu impacto sobre a educação dos jovens do município de Osasco/SP, contribuindo, dessa forma, com a literatura sobre avaliação de políticas públicas. Para isso, utilizou-se o método de Controle Sintético, a fim de comparar a trajetória dos dados de Osasco/SP com os dados do “município sintético”, para a taxa de matrícula de jovens no ensino médio, assumindo o ano de implementação do programa como evento/intervenção (2006). Identificou-se que o PBT produziu impactos positivos e significativos na variável de educação apenas dez anos depois de sua implementação.
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