GOVERNANÇA ELETRÔNICA NO BRASIL:

LIMITES E POSSIBILIDADES INTRODUZIDOS PELO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NA INTERNET

Autores

  • Rafael Cardoso Sampaio especialista em Comunicação e Política pelo Uni-BH

Palavras-chave:

Governo Eletrônico, Governança Eletrônica, Orçamento Participativo, Internet

Resumo

Este artigo busca inicialmente comparar os conceitos de governo eletrônico e governança
eletrônica. O primeiro, em nossa concepção, está relacionado à oferta de serviços eficientes e
cômodos ao cidadão pela internet. Há controvérsias no conceito de governança eletrônica, mas o caracterizamos como estando ligado a políticas públicas, participação popular e interações diversas entre sociedade civil e Estado. Em um segundo momento do artigo, apresentamos modelos de orçamento participativo na internet como possíveis exemplos brasileiros de governança eletrônica. O Orçamento Participativo de Porto Alegre apresentou fortes características informativas e de monitoramento do Estado. O modelo de Belo Horizonte focou-se na participação direta dos cidadãos. Na parte final do artigo, tentamos demonstrar que o modelo desejável de governança eletrônica pode ser alcançado por um amálgama dos dois processos.

Biografia do Autor

Rafael Cardoso Sampaio, especialista em Comunicação e Política pelo Uni-BH

Jornalista, especialista em Comunicação e Política pelo Uni-BH e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

E-mail: cardososampaio@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Sampaio, R. C. (2022). GOVERNANÇA ELETRÔNICA NO BRASIL: : LIMITES E POSSIBILIDADES INTRODUZIDOS PELO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NA INTERNET. Planejamento E Políticas Públicas, (33). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/156