ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
ASPECTOS RELACIONAIS DA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp63art2Palavras-chave:
Programa Nacional de Alimentação Escolar, Análise de Redes Sociais, agricultura familiar, redes sociais, ligaçõesResumo
Observa-se que os municípios adquirem, em diferentes proporções, os gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à alimentação escolar. As redes sociais do PNAE nos municípios têm sido apontadas como uma das principais explicações da magnitude da introdução dos gêneros dos agricultores familiares nesse mercado institucional. Municípios com boa execução dessa compra, provavelmente, possuem redes sociais mais bem estruturadas, ao contrário de municípios com desempenho insatisfatório. O objetivo aqui é identificar as redes sociais do PNAE em municípios com desempenhos distintos, mas que pertencem às mesmas mesorregiões e possuem características similares quanto à agricultura familiar. A intenção é explicitar possíveis diferenças estruturais nas redes. A abordagem teórico-metodológica utilizada é a da análise de redes sociais, que identifica e interpreta padrões de relações entre atores. Os resultados indicam, entre outros aspectos, que os municípios que incluem em menor proporção os itens da agricultura familiar nas refeições servidas nas escolas exibem envolvimento inferior dos atores das redes sociais nas ações inerentes ao PNAE. Assim, maiores concentrações nas medidas de centralizações e centralidades possivelmente estão associadas com o desempenho mais modesto na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar.
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