QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA
Palavras-chave:
qualificação profissional, política públicaResumo
Este texto é resultado de uma iniciativa coordenada pelos autores durante a gestão do ministro Walter Barelli no Ministério do Trabalho, que decorreu da compreensão da falta de atualidade e efetividade da maioria das ações de qualificação profissional que estavam sendo executadas, tanto pelo governo quanto pelas tradicionais instituições criadas para este objetivo. O esforço desenvolvido procurou encontrar novos caminhos para a preparação plena do trabalhador, no âmbito de um novo paradigma de produção econômica que, persistindo o enfoque até então vigente de formação, tenderia a ampliar o desemprego, excluindo do mercado de trabalho contingentes cada vez maiores de trabalhadores. Esse esforço envolveu a participação da então equipe da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional e de diversos outros atores (sindicalistas, empresários, acadêmicos, educadores, técnicos governamentais e de instituições de formação profissional, dentre outros) envolvidos nas questões do trabalho, nos níveis nacional e internacional, que por meio de debates, leituras as mais diversas, análise e avaliação de outras experiências inovadoras, ajudaram os autores a construir o arcabouço de idéias que permitiu formular uma proposta organizada de princípios, diretrizes e conteúdos para ações de formação profissional. O registro dessa rica experiência motivou a elaboração deste texto, para que não se perdessem as contribuições e reflexões então realizadas. O texto não tem a pretensão de apresentar uma receita acabada, mas motivar aperfeiçoamentos para uma proposta de política pública; não deve,ainda, ser enfocado sob o ponto de vista de um texto no estilo acadêmico, em que a precisão e o rigor científico têm de necessariamente ser preservados. Contando com a compreensão dos leitores para uma livre exposição das idéias e princípios em que acreditamos, convocamos todos os interessados no tema para prosseguir no esforço de aperfeiçoar a proposta aqui apresentada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alguns direitos reservados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.