O PAPEL DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE ÁGUA VIRTUAL:

UMA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp61art8

Palavras-chave:

pegada hídrica, água virtual, extração hipotética

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel do Brasil no comércio internacional de água virtual a fim de verificar se o país é exportador ou importador líquido desse recurso. Além disso, buscou-se identificar o montante de valor adicionado doméstico gerado no comércio internacional em comparação à quantidade de água virtual. Para isso, adaptou-se o método proposto por Los, Timmer e de Vries (2016) e Haddad, Mengoub e Vale (2018), com a utilização das matrizes de insumo-produto mundiais e as contas ambientais de 1995 a 2009 da World Input-Output Database (WIOD). Os resultados mostraram um saldo negativo no balanço de água virtual do Brasil e um baixo valor adicionado doméstico obtido pela exportação desse recurso tão importante. Essas informações podem auxiliar a condução de políticas no sentido de planejar de forma racional a utilização do recurso hídrico no país.

Biografia do Autor

Ana Claudia Bergmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Mestre em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Carlos Alberto Gonçalves Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Professor do departamento de economia e do programa de pós-graduação em economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Ricardo Luis Lopes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Economia aplicada pela ESALQ-USP. Professor do departamento de economia e do programa de pós-graduação em economia da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Bergmann, A. C., Gonçalves Júnior, C. A., & Lopes, R. L. (2022). O PAPEL DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE ÁGUA VIRTUAL:: UMA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO. Planejamento E Políticas Públicas, (61). https://doi.org/10.38116/ppp61art8