IMPACTO DAS COTAS NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO CURTO E LONGO PRAZOS
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp64art2Palavras-chave:
reserva de vagas, ensino superior, avaliação de impacto.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de estimar o impacto das cotas no desempenho dos estudantes do ensino superior público federal, tanto em curto quanto em longo prazos. São utilizados o pareamento por escore de propensão (PSM) e o modelo de diferenças em diferenças, ambos aplicados aos dados do ENADE do ano de 2017. Os resultados mostraram em geral que estudantes cotistas têm desempenho melhor na nota normalizada do que os não cotistas, revelando um impacto de curto prazo positivo. Ademais, foi possível verificar ainda que estudantes cotistas com pais sem ensino superior têm resultado similar aos demais estudantes, refletindo um impacto intergeracional de longo prazo não significativo. Portanto, as evidências indicam que a política pública adotada pode contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior no país.
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