IMPACTO DAS COTAS NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO CURTO E LONGO PRAZOS

Autores

  • Alexandre Nogueira Mugnaini Junior Universidade Estatual de Maringá
  • Marina Silva Silva Cunha Universidade Estadual de Maringa

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp64art2

Palavras-chave:

reserva de vagas, ensino superior, avaliação de impacto.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de estimar o impacto das cotas no desempenho dos estudantes do ensino superior público federal, tanto em curto quanto em longo prazos. São utilizados o pareamento por escore de propensão (PSM) e o modelo de diferenças em diferenças, ambos aplicados aos dados do ENADE do ano de 2017. Os resultados mostraram em geral que estudantes cotistas têm desempenho melhor na nota normalizada do que os não cotistas, revelando um impacto de curto prazo positivo. Ademais, foi possível verificar ainda que estudantes cotistas com pais sem ensino superior têm resultado similar aos demais estudantes, refletindo um impacto intergeracional de longo prazo não significativo.  Portanto, as evidências indicam que a política pública adotada pode contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior no país.

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Publicado

27-09-2023

Como Citar

IMPACTO DAS COTAS NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO CURTO E LONGO PRAZOS. (2023). Planejamento E Políticas Públicas, 64. https://doi.org/10.38116/ppp64art2

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