POLÍTICA ANTIDUMPING NO BRASIL:

DETERMINANTES E SEUS EFEITOS PARA A CONCORRÊNCIA

Autores

  • Sérgio Kannebley Júnior FEARP-USP
  • Glauco Avelino Sampaio Oliveira IPEA-DF
  • Rodrigo Ribeiro Remédio PPGE-FEARP e Caixa Econômica Federal

Palavras-chave:

Antidumping, Indústria Brasileira, Modelos de Equações Simples, Modelos com Dados em Painel

Resumo

Este trabalho investiga os fatores determinantes do crescente número de investigações e aplicação de medidas antidumping (AD) para a indústria brasileira verificadas a partir de 2007, bem como seus efeitos sobre a concentração industrial. Foram estimados modelos para a probabilidade de investigação e aplicação de medida AD, com uma base de dados para classes industriais brasileiras no período 2007-2016. As evidências são de que não apenas motivações econômicas, mas também motivações estratégicas – como estratégia de retaliação e petição contra parceiros comerciais que usuários frequentes de AD – são fatores importantes para explicar a probabilidade de peticionar. Classes industriais que apresentam crescimento, mais organizadas e com representatividade em emprego, têm maior probabilidade de ter investigações AD aceitas. Entretanto, as evidências de causalidade entre a imposição do AD e grau de concentração são ambíguas. Esta análise conclui sobre a não neutralidade da política antidumping.

Biografia do Autor

Sérgio Kannebley Júnior, FEARP-USP

Professor titular do Departamento de Economia da FEARP- USP

Glauco Avelino Sampaio Oliveira, IPEA-DF

Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais - Dinte

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Publicado

2022-07-26

Como Citar

Kannebley Júnior, S., Oliveira, G. A. S., & Remédio, R. R. (2022). POLÍTICA ANTIDUMPING NO BRASIL:: DETERMINANTES E SEUS EFEITOS PARA A CONCORRÊNCIA. Planejamento E Políticas Públicas, (60). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/1372

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