REVISANDO O DESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO DOS MUNICIPIOS BRASILEIROS:

UMA NOVA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO

Autores

  • Diogo Brito Sobreira
  • Gabriel Alves de Sampaio Morais
  • Cicero Augusto Silveira Braga
  • Lorena Vieira Costa

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp62art6

Palavras-chave:

IDHM, Educação, Análise Fatorial

Resumo

O capital humano é considerado um dos principais fatores para o desenvolvimento humano e econômico. Neste sentido, diversos países buscam, por meio de uma série de indicadores, averiguar continuamente a realidade educacional de seus habitantes. No Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-Educação (IDHM-Educação) e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal-Educação (IFDM-Educação) são dois dos principais indicadores utilizados para este propósito. O presente estudo tem como objetivo propor um novo índice capaz de explicar o desenvolvimento humano em educação para os municípios brasileiros, por meio da técnica de análise fatorial e incluindo importantes dimensões educacionais, as quais não são consideradas nos índices supracitados. Os resultados permitiram fazer análises mais acuradas das especificidades da rede de ensino dos municípios. O desenvolvimento humano em educação dos municípios brasileiros, medido pelo índice aqui proposto, apresenta resultados estatisticamente em comparação ao IDHM e IFDM e, portanto, conclui-se que esses dois indicadores podem não estar refletindo toda a realidade e complexidade do sistema educacional do Brasil ao desconsiderar importantes indicadores.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Sobreira, D. B., Morais, G. A. de S., Braga, C. A. S., & Costa, L. V. (2022). REVISANDO O DESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO DOS MUNICIPIOS BRASILEIROS:: UMA NOVA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO. Planejamento E Políticas Públicas, (62). https://doi.org/10.38116/ppp62art6