REVISANDO O DESENVOLVIMENTO EM EDUCAÇÃO DOS MUNICIPIOS BRASILEIROS:
UMA NOVA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp62art6Palavras-chave:
IDHM, Educação, Análise FatorialResumo
O capital humano é considerado um dos principais fatores para o desenvolvimento humano e econômico. Neste sentido, diversos países buscam, por meio de uma série de indicadores, averiguar continuamente a realidade educacional de seus habitantes. No Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-Educação (IDHM-Educação) e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal-Educação (IFDM-Educação) são dois dos principais indicadores utilizados para este propósito. O presente estudo tem como objetivo propor um novo índice capaz de explicar o desenvolvimento humano em educação para os municípios brasileiros, por meio da técnica de análise fatorial e incluindo importantes dimensões educacionais, as quais não são consideradas nos índices supracitados. Os resultados permitiram fazer análises mais acuradas das especificidades da rede de ensino dos municípios. O desenvolvimento humano em educação dos municípios brasileiros, medido pelo índice aqui proposto, apresenta resultados estatisticamente em comparação ao IDHM e IFDM e, portanto, conclui-se que esses dois indicadores podem não estar refletindo toda a realidade e complexidade do sistema educacional do Brasil ao desconsiderar importantes indicadores.
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