ENTRE AS NECESSIDADES DE SAÚDE E A FORMAÇÃO DA AGENDA GOVERNAMENTAL:

UMA ANÁLISE PROCEDIMENTAL DAS TESSITURAS DE UM ESPAÇO

Autores

  • Mariana Golin Silva Winckler Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo
  • Fabiola Zioni Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo
  • Patrícia Aparecida Ferreira Departamento de administração e Economia - Universidade Federal de Lavras
  • Guillermo Alfredo Johnson Professor Associado do Departamento de Sociologia Política da Universidade Federal do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp61art2

Palavras-chave:

políticas públicas de saúde, agenda governamental, necessidades de saúde, perquisa qualitativa, SUS

Resumo

Este artigo objetiva oferecer uma visão da atual conjuntura que se coloca para o Sistema Único de Saúde (SUS) no que tange à relação existente entre as necessidades de saúde dos seus usuários e as políticas de saúde desenvolvidas para esta finalidade. A análise qualitativa foi organizada em duas etapas: i) análise comparativa das representações sociais das necessidades de saúde; e ii) análise do processo de formação da agenda governamental. A seleção dos sujeitos da pesquisa, a forma de coleta dos dados e os instrumentos de análise variaram conforme a etapa da pesquisa. Os dados revelaram a existência de um tecido social composto por uma complexa trama que se alterna entre nós e vazios conceituais e estruturais, costurada por vários atores e que tem servido para múltiplas finalidades. Indicou, ainda, que as necessidades de saúde das pessoas e suas lutas cotidianas em busca da satisfação destas ainda permanecem nas franjas deste tecido.

Biografia do Autor

Mariana Golin Silva Winckler, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo

Pesquisadora Doutora do Departamente de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Fabiola Zioni, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Patrícia Aparecida Ferreira, Departamento de administração e Economia - Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Winckler, M. G. S., Zioni, F., Ferreira, P. A., & Johnson, G. A. (2022). ENTRE AS NECESSIDADES DE SAÚDE E A FORMAÇÃO DA AGENDA GOVERNAMENTAL:: UMA ANÁLISE PROCEDIMENTAL DAS TESSITURAS DE UM ESPAÇO. Planejamento E Políticas Públicas, (61). https://doi.org/10.38116/ppp61art2