PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) PARA O ENSINO SUPERIOR:

UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE METAS SELECIONADAS

Autores

  • Jessica Alves Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Tanise Brandão Bussmann UNIPAMPA
  • Debora Nayar Hoff UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp59art7

Palavras-chave:

Ensino Superior, Plano Nacional de Educação, PNE, Censo do Ensino Superior.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a evolução nos indicadores relacionados às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Para tanto, é acompanhada a evolução de algumas das metas propostas no anexo do PNE de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da CAPES, fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se uma mudança muito grande na pós-graduação no período, com aumento bastante grande da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, com a criação e aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.

Biografia do Autor

Jessica Alves Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Graduanda em Ciências Econômicas
Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Tanise Brandão Bussmann, UNIPAMPA

Professora da UNIPAMPA, doutora em economia pelo PPGE/PUCRS. Tem interesse em Economia, especificamente: Métodos matemáticos e Estatísticos, Análise de Dados, Macroeconomia, Avaliação de Políticas Públicas.

Debora Nayar Hoff, UNIPAMPA

Doutora em Agronegócios

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração
Coordenadora do Grupo de Estudos em Organizações e Desenvolvimento – GEODes

Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

Machado, J. A., Bussmann, T. B., & Hoff, D. N. (2022). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) PARA O ENSINO SUPERIOR:: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE METAS SELECIONADAS. Planejamento E Políticas Públicas, (59). https://doi.org/10.38116/ppp59art7

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)