PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) PARA O ENSINO SUPERIOR:
UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE METAS SELECIONADAS
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp59art7Palavras-chave:
Ensino Superior, Plano Nacional de Educação, PNE, Censo do Ensino Superior.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a evolução nos indicadores relacionados às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Para tanto, é acompanhada a evolução de algumas das metas propostas no anexo do PNE de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da CAPES, fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se uma mudança muito grande na pós-graduação no período, com aumento bastante grande da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, com a criação e aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.
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