TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO LOCAL:

O CASO DO PORTO DIGITAL-RECIFE

Autores

  • João Policarpo Rodrigues Lima
  • Tafarel de Moreira
  • Ana Monteiro Costa
  • maria fernanda gatto

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp62art7

Palavras-chave:

Porto Digital, Economia Pernambucana, Sistemas Nacionais de Inovação

Resumo

Considerando a importância do Porto Digital para Pernambuco, analisa-se, à luz dos sistemas de inovação, a relação de desenvolvimento tecnológico e informacional do Centro de Informática –CIn- da UFPE e do C.E.S.A.R. O arcabouço teórico dos sistemas de inovação possibilita entender como a parceria entre as diferentes instituições foi crucial para a capacidade de inovação local. Para isso, pretende-se demonstrar como a relação Estado-CIn-C.E.S.A.R. surgiu e investigar quais foram os benefícios dessa relação, identificando as mudanças institucionais geradas. O método utilizado para a pesquisa foi um estudo de caso da relação institucional entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Porto Digital, através do C.E.S.A.R. Conclui-se que a articulação entre o Estado, academia e a iniciativa privada conseguiu inserir o setor de TIC como um dos representantes da nova economia pernambucana, e a ação conjunta desses três setores trouxe diversas externalidades positivas para a região.

Biografia do Autor

João Policarpo Rodrigues Lima

Doutorado em Economia pela University of London, Inglaterra(1988). Professor Titular do Departamento de Economia/PIMES/UFPE e pesquisador do CNPq.
Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico , Brasil

Tafarel de Moreira

Graduado em Ciências Econômicas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Ana Monteiro Costa

Professora do Departamento de Economia – UFPE

maria fernanda gatto

Professora do Departamento de Economia – UFPE

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Lima, J. P. R., de Moreira, T., Monteiro Costa, A., & gatto, maria fernanda. (2022). TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO LOCAL:: O CASO DO PORTO DIGITAL-RECIFE. Planejamento E Políticas Públicas, (62). https://doi.org/10.38116/ppp62art7

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)