OBRAS DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO RIO SÃO FRANCISCO:

ANÁLISE DE CURTO PRAZO DOS EFEITOS NO MERCADO DE TRABALHO DO EIXO LESTE PERNAMBUCANO

Autores

  • Regina Ávila Santos Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0002-1844-4369
  • Marco Jorge Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor Doutor. http://orcid.org/0000-0001-7195-9364
  • Patrízia Abdallah Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professora Doutora PPGE/Mar-FURG
  • Vinícius Halmenschlager Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Doutor PPGE/Mar-FURG
  • Gibran Teixeira Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Doutor PPGE/Mar-FURG

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp59art3

Palavras-chave:

PISF, Diferenças em Diferenças, Propensity Score Matching, Emprego Formal.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir com a literatura de avaliação de política pública quanto à
investigação do efeito das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias
Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) no seu eixo leste, em relação à evolução do emprego formal nos municípios diretamente afetados pela construção das obras físicas. Para esta análise foram utilizados os métodos de diferenças em diferenças e propensity score matching, além dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), para aferir a evolução do número de empregos e da renda nos municípios, conforme distribuídos nos cinco grandes setores da economia, para o período 1999-2017. Os resultados revelam evolução positiva no emprego formal no setor de serviços, bem como da renda nos setores industrial e de construção civil. Contrariamente ao esperado, porém, verificou-se uma queda no emprego formal deste último.

Biografia do Autor

Regina Ávila Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (2013) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (2019). Com experiência na área de Economia, sobretudo nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, sustentabilidade e valoração ambiental. 

Marco Jorge, Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor Doutor.

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia, além de professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe e parecerista da Revista de Economia Política (REP) e da Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU). Tem pesquisado nas áreas de Economia do Trabalho, Economia do Crime e Indicadores de Desenvolvimento. Além de diversos artigos e capítulos de livros, é autor de Economia do Crime: um retrato da violência no município de Aracaju (São Cristóvão: EDUFS, 2008), Economia do Trabalho: Diferenciais Compensatórios de Salário e Taxas de Homicídio no Brasil (São Cristóvão: EDUFS, 2011) e Homicídios no Brasil e em Sergipe: uma análise sob a ótica da Economia do Crime (Aracaju: EDISE, 2015). Premiado duas vezes pelo Conselho Federal de Economia: melhor tese de doutorado em 2001 e 2o. melhor livro de Economia em 2016.

Patrízia Abdallah, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professora Doutora PPGE/Mar-FURG

Graduação em Economia (UFV/1987), mestrado em Economia Rural (UFV/1990), doutorado em Economia Aplicada (ESALQ-USP/1999) e pós-doutorado em Economia Pesqueira (Fisheries Centre - University of British Columbia, Canadá / 2005-2006). Professora titular do Instituto de Economia da FURG, ministrando aulas na graduação e pós-graduação. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Costeira e Marinha, Economia Pesqueira, Análise Econômica, Política Pública, Mudanças Globais e Efeito sobre Ecossistemas Costeiros. Responsável pela rede temática - Uso e Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha, Subsídios à Formulação de Política Pública para o Mar, do Programa INCT-Mar/COI e pesquisadora da Rede CLIMA. Coordena Projeto financiado pela CAPES, Pró-Integração/AUXPE3166. Representa o MEC no GT-UCAM/SECIRM. Atua desde 2013 como Diretora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Trabalhos publicados nos temas de economia costeira e marinha, economia pesqueira e desenvolvimento sustentável em zonas costeiras e marinhas.

Vinícius Halmenschlager, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Doutor PPGE/Mar-FURG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas (2012), mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (2015) e Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2019). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGE/Mar) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Também é Pesquisador da Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha - UPEC/FURG. Atua principalmente nas áreas de Economia do Bem-Estar Social, Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Avaliação de Políticas Públicas.

Gibran Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Doutor PPGE/Mar-FURG

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutorado em Programa de Pós Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande, docente permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública-Profiap e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada - PPGE/Mar-FURG. Tem experiência na área de Economia atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Trabalho, Avaliação de Política Pública e Métodos Quantitativos

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

Santos, R. Ávila, Jorge, M., Abdallah, P., Halmenschlager, V., & Teixeira, G. (2022). OBRAS DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO RIO SÃO FRANCISCO:: ANÁLISE DE CURTO PRAZO DOS EFEITOS NO MERCADO DE TRABALHO DO EIXO LESTE PERNAMBUCANO. Planejamento E Políticas Públicas, (59). https://doi.org/10.38116/ppp59art3