UMA ANÁLISE DA REPROVAÇÃO E DA EVASÃO NO ENSINO MÉDIO CATARINENSE USANDO MICRODADOS ADMINISTRATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp61art1

Palavras-chave:

reprovação, ensino médio, dados administrativos, evasão

Resumo

A partir de um inexplorado banco de microdados longitudinais de alunos do ensino médio da rede pública catarinense, o artigo analisa três pontos pouco abordados na literatura sobre a reprovação e a evasão no Brasil. O primeiro é que em dados administrativos a evasão é parcialmente observada por meio do atrito, e discute-se como contornar isso com uma tabulação sistemática da informação. Segundo, no caso catarinense, é possível observar a renda familiar, o que não acontece no Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); então, essa pesquisa pode ser a primeira a modelar evasão e reprovação com dados administrativos, se controlando por essa covariável. Terceiro, faz-se uma abordagem econométrica, assumindo-se que fatores não observáveis podem afetar concomitantemente a reprovação e a evasão. Assim, estima-se que o efeito da derradeira reprovação na probabilidade de evasão, tendo-se o controle das características do aluno e da escola, estaria próximo de 35 pontos percentuais (p.p.). No entanto, esse efeito seria mais perto de 20 p.p., para estudantes que não estão em distorção idade-série, e poderia chegar a 45 p.p., para alunos que já reprovaram alguma vez antes.

Biografia do Autor

Max Cardoso de Resende, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado Economia

Francis Carlo Petterini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Resende, M. C. de, & Petterini, F. C. (2022). UMA ANÁLISE DA REPROVAÇÃO E DA EVASÃO NO ENSINO MÉDIO CATARINENSE USANDO MICRODADOS ADMINISTRATIVOS. Planejamento E Políticas Públicas, (61). https://doi.org/10.38116/ppp61art1