LEI DE WAGNER E ILUSÃO FISCAL NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Pedro Henrique Martins Prado Economista do Centro de Pesquisas Econômico-Sociais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU). http://orcid.org/0000-0002-1789-6187
  • Francielly de Fátima Almeida Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP/USP).

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp57art7

Palavras-chave:

Lei de Wagner, ilusão fiscal, América Latina, modelos de dados em painel

Resumo

Este trabalho investiga o papel exercido pela Lei de Wagner e pela ilusão fiscal na evolução das despesas públicas de um conjunto de quinze países latino-americanos. Foram estimados diversos modelos de dados em painel para o período de 2001 a 2012. Os principais resultados contestam a validade da Lei de Wagner, indicam a presença de efeitos de ilusão fiscal, e apontam para uma forte presença de gastos com bens privados. Conjuntamente, esses resultados indicam a possibilidade de que a tendência de expansão do dispêndio público esteja beneficiando principalmente determinados grupos de interesse.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

24-11-2021

Como Citar

LEI DE WAGNER E ILUSÃO FISCAL NA AMÉRICA LATINA. (2021). Planejamento E Políticas Públicas, 57. https://doi.org/10.38116/ppp57art7

Artigos Semelhantes

1-10 de 538

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.