PARTICIPAÇÃO E ATIVISMO DO GRUPO DE INTERESSE DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM SÃO PAULO/SP

Autores

  • Silvana Maria Ribeiro Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Cláudia Maria Bógus Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp57art5

Palavras-chave:

participação social, ativismo, políticas públicas, segurança alimentar e nutricional

Resumo

A alimentação ultrapassa diferentes áreas de conhecimento e ação política, estabelecendo um diálogo entre eles e construindo um campo mais amplo, o da segurança alimentar e nutricional. Este artigo analisa o ativismo, a resistência e as proposições do grupo que milita em prol desta temática em São Paulo/SP, bem como o desdobramento dessa atuação nas esferas estadual e federal. Os métodos utilizados para a coleta dos dados foram: observação participante, entrevista com informante-chave e consulta a documentos de relevância. Verificou-se que a participação social foi um dos mecanismos utilizados para envolver representantes da sociedade civil e poder público na construção da política municipal e no fortalecimento da segurança alimentar e nutricional de modo geral. Concluiu-se que o protagonismo dos ativistas fortaleceu a participação social, bem como auxiliou na viabilização de espaços voltados à articulação da temática e no desenvolvimento de habilidades a partir de formação/capacitação técnica e da multiplicação de conhecimento em diversas instâncias e territórios.

Biografia do Autor

Silvana Maria Ribeiro, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Doutora e mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), vinculada ao Departamento de Política, Gestão e Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa "Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional". Graduada em Administração pela Universidade Paulista (UNIP) e Letras (Português e Espanhol) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Cláudia Maria Bógus, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa "Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional".

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Ribeiro, S. M., & Bógus, C. M. (2021). PARTICIPAÇÃO E ATIVISMO DO GRUPO DE INTERESSE DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM SÃO PAULO/SP. Planejamento E Políticas Públicas, (57). https://doi.org/10.38116/ppp57art5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)