O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE:

UMA ANÁLISE COMPARADA DE FINLÂNDIA E COREIA DO SUL

Autores

  • Fábio Domingues Waltenberg Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Scarparo Martins Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp56art10

Palavras-chave:

Amartya Sen, Desenvolvimento como liberdade, Educação, Finlândia, Coreia do Sul.

Resumo

Adotando como referência a abordagem de desenvolvimento como liberdade, de Amartya Sen, comparam-se Finlândia e Coreia do Sul, dois países que priorizaram investimentos em educação ao longo de décadas, período que coincidiu com um grande salto em seu nível de desenvolvimento. Embora ambos os países tenham sido capazes de erguer sistemas de educação considerados de alto padrão, apoiaram-se em princípios absolutamente diferentes para atingi-lo. Analisam-se as motivações para os maciços investimentos educacionais na Coreia do Sul e na Finlândia e se apresenta a configuração atual dos seus sistemas educacionais, com alguns elementos de sua evolução histórica. Procura-se então avaliar em que medida os sistemas educacionais desencadeiam consequências mais amplas do que resultados em provas de proficiência – efeitos desejáveis ou não dentro da perspectiva de desenvolvimento adotada. Para isto, recorre-se a indicadores de qualidade de vida dos alunos, extraídos da edição 2015 do PISA, bem como àqueles de percepção de qualidade da sociedade, oriundos do PIAAC de 2011-12. Conclui-se que o sistema educacional finlandês está mais afinado ao conceito de desenvolvimento como liberdade.

Biografia do Autor

Fábio Domingues Waltenberg, Universidade Federal Fluminense

Professor associado no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Scarparo Martins, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Waltenberg, F. D., & Martins, F. S. (2021). O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE:: UMA ANÁLISE COMPARADA DE FINLÂNDIA E COREIA DO SUL. Planejamento E Políticas Públicas, (56). https://doi.org/10.38116/ppp56art10