AVALIAÇÃO DO IMPACTO DOS BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO:

O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Autores

  • Gabriel Costeira Machado ESALQ-USP Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Economia Aplicada
  • Cristiano Aguiar de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande
  • Tiarajú Alves de Freitas Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0001-8320-3986

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp55art2

Palavras-chave:

Avaliação de impacto, Propensity Score Matching, PNAES, Ensino Superior.

Resumo

O Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES – no Brasil tem fornecido um conjunto de benefícios que buscam garantir melhores condições para a permanência dos estudantes universitários identificados como socioeconomicamente vulneráveis. Vários estudos têm sido realizados para o Brasil em relação aos efeitos das políticas públicas em termos de evasão e de retenção dos discentes nas universidades. A partir de uma base de dados que concilia dois conjuntos de informações independentes e não presentes nos trabalhos acadêmicos até então, este artigo fez um pareamento de grupos que receberam benefícios do PNAES com os que não receberam, utilizando características observáveis comuns. O elemento central é a identificação das características socioeconômicas dos estudantes – com base no questionário aplicado pelo ENEM – em conjunto com o seu desempenho em uma universidade pública. Para estimação dos resultados, foi utilizado o Propensity Score Matching para diferentes tipos de benefícios concedidos (bolsa permanência, alimentação, moradia e transporte). Os resultados mostraram um impacto positivo do recebimento dos benefícios sobre o desempenho dos alunos.

Biografia do Autor

Gabriel Costeira Machado, ESALQ-USP Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Economia Aplicada

Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Economia Aplicada -ESALQ-USP e Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil(2016)

Cristiano Aguiar de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Economia e Métodos Quantitativos, com ênfase em Microeconometria Aplicada, Análise Econômica do Direito e Economia do Crime, atuando principalmente nos seguintes temas: crime, cidades, crescimento econômico, regulação, política fiscal e vitimização.

Tiarajú Alves de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande

Possui doutorado em Economia Aplicada pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia do Mar - FURG. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (1999) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é professor adjunto três da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia e Teoria dos Jogos, atuando principalmente nos seguintes temas: assimetria de informação, defesa da concorrência, dispersão de preços, economia da regulação e indicadores econômicos. É coordenador do Centro Integrado de Pesquisas da FURG e coordenador do curso de Ciências Econômicas da FURG.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Como Citar

Machado, G. C., de Oliveira, C. A., & de Freitas, T. A. (2021). AVALIAÇÃO DO IMPACTO DOS BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO:: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Planejamento E Políticas Públicas, (55). https://doi.org/10.38116/ppp55art2