AVALIAÇÃO DO IMPACTO DOS BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO:
O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp55art2Palavras-chave:
Avaliação de impacto, Propensity Score Matching, PNAES, Ensino Superior.Resumo
O Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES – no Brasil tem fornecido um conjunto de benefícios que buscam garantir melhores condições para a permanência dos estudantes universitários identificados como socioeconomicamente vulneráveis. Vários estudos têm sido realizados para o Brasil em relação aos efeitos das políticas públicas em termos de evasão e de retenção dos discentes nas universidades. A partir de uma base de dados que concilia dois conjuntos de informações independentes e não presentes nos trabalhos acadêmicos até então, este artigo fez um pareamento de grupos que receberam benefícios do PNAES com os que não receberam, utilizando características observáveis comuns. O elemento central é a identificação das características socioeconômicas dos estudantes – com base no questionário aplicado pelo ENEM – em conjunto com o seu desempenho em uma universidade pública. Para estimação dos resultados, foi utilizado o Propensity Score Matching para diferentes tipos de benefícios concedidos (bolsa permanência, alimentação, moradia e transporte). Os resultados mostraram um impacto positivo do recebimento dos benefícios sobre o desempenho dos alunos.Downloads
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