OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO E PORTE DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS NO BRASIL:
RUMO A POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO MAIS ASSERTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp56art2Palavras-chave:
Inovação, obstáculos à inovação, porte de empresas, PINTEC, BrasilResumo
As evidências fornecidas neste artigo contribuem para a proposição de políticas que sejam mais assertivas de acordo com o seu objetivo: (1) incentivar que as empresas que não inovam comecem a inovar; (2) incentivar que as empresas que já inovam, façam mais, inclusive que consigam lidar com maiores níveis de incerteza gerando produtos e processos com um maior grau de novidade. Contudo, estas duas diretrizes precisam ser balizadas pelo tamanho das empresas. Portanto, ao se realizar uma análise exploratória e descritiva dos obstáculos à inovação nas empresas brasileiras, procura-se nesse trabalho encontrar elementos para corroborar a seguinte proposição: os obstáculos econômicos (e institucionais), tecnológicos e organizacionais são fatores que dificultam e impedem processos inovativos em empresas ‘inovadoras’ e ‘não-inovadoras’, no entanto, o porte da empresa (seja ela inovadora ou não) importa. Isso é, quanto maior o tamanho da empresa (de acordo com o número de empregados) menos obstáculos ela enfrenta para inovar vis-à-vis as médias e micro e pequenas empresas (MPEs).
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