Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

sei arte

O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que oferece suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de tais processos e documentos. Trata-se de uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades capazes de promover a eficiência administrativa e práticas inovadoras de trabalho, em interface amigável.
As principais características e funcionalidades do SEI são:

  • Redução do tempo de realização das atividades;
  • Permissão de atuação simultânea de várias unidades em um processo, mesmo distantes fisicamente;
  • Acesso remoto por meio de microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones;
  • Acesso de usuários externos, que permite consultas e outras operações relacionadas a processos (como, por exemplo, assinatura de documentos);
  • Alta portabilidade, sendo 100% web e acessível pelos principais navegadores;
  • Possibilidade de execução em plataforma 100% software livre;
  • Funcionalidades gerenciais, como: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, assinatura em bloco, acesso externo, entre outros.

Conheça mais sobre o SEI

Manual do usuário
Manual de Digitalização de documentos
Manual do usuário – aplicativo SEI para celular

 

Normas

Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Portaria 350, de 22 de setembro de 2016, estabelece sistema informatizado, normas e procedimentos para a realização de processo administrativo em meio eletrônico – “Processo Eletrônico” – no âmbito do Ipea.

Fale Conosco

O Fale Conosco é o canal para encaminhar dúvidas à equipe do SEI: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 2026-5438 / 5239 / 5470