Notas de matemática do ensino médio em 2021: uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb

Radar nº 77

O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática – medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar os papéis da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas – a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais associações positivas para as notas de matemática do Saeb são a existência de exame de ingresso e o indicador de nível socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Ainda, enquanto o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb, os coeficientes das premiações OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos.

Palavras-chave: OBMEP; Saeb; internet; proficiência; matemática.

Autores: Luis Claudio Kubota e Mauricio Benedeti Rosa

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