Se sustentabilidade não é moda, mas necessidade, então a moda é um bom começo

Radar nº 75

Neste estudo, analisa-se a cadeia da moda no Brasil. Foi possível observar ser esta bastante heterogênea e abrangente, envolvendo os três macrossetores da economia, indo desde a produção agrícola de matérias-primas até as indústrias criativas. Caracteriza-se também pela existência de uma diversidade de empresas formais e informais, de microempresas até corporações transnacionais, com predominância dos pequenos negócios, além de expressivo peso na economia. Assim, trata-se de uma cadeia produtiva representativa do tecido produtivo brasileiro, e sua realidade pode servir de referência para o desenho de trajetórias para que o país cumpra com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, o artigo apresenta exemplos de iniciativas sustentáveis que estão surgindo em âmbito regional e nacional, focadas na moda sustentável e no uso de materiais ecologicamente corretos, apontando para a necessidade de políticas públicas e incentivos robustos a fim de que ganhem escala. Surge, assim, uma agenda de pesquisas direcionada para o mapeamento e quantificação dessa cadeia e para a identificação das iniciativas de moda sustentável em curso que possam servir de referência para formulação de políticas públicas.

Palavras-chave: cadeia da moda; micro e pequenas empresas; desenvolvimento sustentável.

Autores: Daise Rosas Natividade, Mauro Oddo Nogueira e Mylena da Silva Gomes Barreto

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