A Inserção Profissional do Pessoal Técnico-Científico de Nível Superior
Publicado em 13/12/2013 - Última modificação em 13/12/2023 às 08h19
Radar nº 30
Este artigo descreve a inserção profissional recente da população com diploma de nível superior em áreas de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (CTEM), cujo papel no desenvolvimento econômico tem sido estudado por um número crescente de estudiosos. Carnoy et al. (2013) e Rask (2010), por exemplo, destacam que os graduados em CTEM são vistos como a força básica por trás da competitividade internacional, da inovação e do crescimento da produtividade da economia.
Tal como discutem Koonce et al. (2011), as áreas de CTEM podem ser definidas tanto sob a perspectiva da formação, a partir do diploma aferido, quanto da inserção no mundo do trabalho, com base na ocupação exercida. Este trabalho utiliza o mesmo conjunto de áreas de formação e de ocupações que Maciente, Pereira e Nascimento (2013) assumem como sendo típicas de CTEM.
Autores: Paulo A. Meyer M. Nascimento, Aguinaldo Nogueira Maciente e Rafael Henrique Moraes Pereira