A Inserção Profissional do Pessoal Técnico-Científico de Nível Superior

Radar nº 30

Este artigo descreve a inserção profissional recente da população com diploma de nível superior em áreas de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (CTEM), cujo papel no desenvolvimento econômico tem sido estudado por um número crescente de estudiosos. Carnoy et al. (2013) e Rask (2010), por exemplo, destacam que os graduados em CTEM são vistos como a força básica por trás da competitividade internacional, da inovação e do crescimento da produtividade da economia.

Tal como discutem Koonce et al. (2011), as áreas de CTEM podem ser definidas tanto sob a perspectiva da formação, a partir do diploma aferido, quanto da inserção no mundo do trabalho, com base na ocupação exercida. Este trabalho utiliza o mesmo conjunto de áreas de formação e de ocupações que Maciente, Pereira e Nascimento (2013) assumem como sendo típicas de CTEM.

Autores: Paulo A. Meyer M. Nascimento, Aguinaldo Nogueira Maciente e Rafael Henrique Moraes Pereira

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