O Ensino Superior Público deve ser Gratuito? Algumas Considerações Preliminares
Publicado em 12/02/2017 - Última modificação em 12/12/2023 às 10h05
Radar nº 49 – Fevereiro de 2017
A recente expansão do ensino superior brasileiro coloca em evidencia uma questão fundamental sobre o seu financiamento, sobretudo do ensino superior público. Este texto apresenta argumentos que justificam a cobrança no ensino superior público, quais sejam a relação entre retornos privados e sociais da educação superior, maior proporção de estudantes oriundos dos extratos de renda familiar mais elevados e percentual de gastos com este nível em relação os demais níveis. Entende-se aqui que a cobrança no ensino superior público daqueles que podem pagar permitiria uma maior equidade no acesso, além de uma maior capacidade de autossustentação financeira das instituições públicas.
Palavras-chave: Ensino superior, cobrança, equidade.
Autores: Claudia Malbouisson, Gisele F. Tiryaki, Verônica Ferreira e Vinícius Mendes