Exportações de Micro e Pequenas Empresas Brasileiras: desafios e oportunidades
Publicado em 12/04/2013 - Última modificação em 12/12/2023 às 09h53
Radar nº 25 – Abril de 2013
O fomento ao crescimento forte e sustentado das exportações é parte da trajetória de inserção internacional soberana de um país. O Brasil, a despeito de estar registrando crescimento nas suas exportações de mercadorias ao longo da última década, o fez em ritmo menor que outros países emergentes (UNCTADSTAT, 2012). Soma-se a isto o fato de que um pequeno número de empresas de grande parte concentra grande parte das exportações nacionais.
Entre 1998 e 2011, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) exportadoras no Brasil aumentou 31%, passando de 8.772 empresas para 11.535. No mesmo período, o valor das exportações das MPEs subiu de US$ 1,6 bilhão para US$ 2,2 bilhões, um aumento acumulado de 36%. Não obstante isso, dois aspectos relevantes precisam ser considerados: i) o conjunto das exportações brasileiras evoluiu a um ritmo ainda mais forte que o das MPEs; e ii) a trajetória de evolução das exportações por MPEs apresentou um desempenho diferenciado ao longo do tempo, com forte expansão até meados dos anos 2000 e retração na segunda metade da década.
Autores: Marco Aurélio Bedê, Rafael de Farias Costa Moreira e Flávia de Holanda Schmidt