Capacitações científicas do Brasil em telecomunicações: o que se pode depreender da evolução recente da produção de artigos na área?

Radar nº 10

Este trabalho é um ensaio inicial de um estudo em andamento sobre capacitações científicas brasileiras. Espera-se que os dados apresentados e analisados, centrados em telecomunicações, contribuam com o debate em voga sobre as perspectivas brasileiras no setor, tema que permeia a discussão de todos os ensaios publicados nesta edição do Radar.

As próximas seções buscarão indicar o caminho para se chegar a respostas a cinco perguntas relacionadas às capacitações científicas nacionais no setor de telecomunicações: a) Como estamos em relação a outros países? b) Com quem mais interagimos? c) O mundo nos escuta quando falamos em telecomunicações? d) O mundo nos escuta quando falamos do que mais quer ele ouvir sobre telecomunicações? e) Como estão distribuídas nossas competências internamente?

Para perseguir esta finalidade, partiu-se da base de artigos indexados em periódicos internacionais que se encontra disponível no portal ISI/Web of Science, acessível às instituições que subscrevem o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo sido limitada a busca para o período que compreende os anos de 2000 a 2010. Cada uma das cinco seções que seguem traz como título uma das indagações elencadas no parágrafo anterior, e explora dados que ajudam a responder à sua respectiva pergunta-problema. A seção final traz algumas conclusões e suas possíveis implicações.

Autor: Paulo A. Meyer M. Nascimento

Acesse o artigo completo em PDF