Considerações sobre as Indústrias de Equipamentos para Produção de Energias Eólica e Solar Fotovoltaica e suas Dimensões Científicas no Brasil

Radar nº 39

Muita expectativa existe em torno das modernas fontes renováveis de energia quanto ao seu potencial inovador e de desenvolvimento econômico, modificando significativamente o estilo de vida de nações inteiras. Mazzucato (2014) acredita que a nova revolução industrial seja a revolução verde, propiciada pela crescente participação de fontes renováveis na matriz energética mundial. Em relatório do McKinsey Global Institute, Manyika et al. (2013) classificam as energias eólica e solar fotovoltaica como duas das tecnologias que transformarão o mundo na próxima década.

Recente declaração dos líderes do Grupo dos Sete (G7),  anunciada ao final da conferência de cúpula dos dias 7 e 8 de junho de 2015, a seis meses da 21a  Conferência do Clima (COP 21), reforça expectativas nesse sentido. O documento enfatiza a necessidade de “profundos cortes” na emissão de gases do efeito estufa, propondo maior empenho de todos os países, ao longo deste século, na redução da intensidade em dióxido de carbono (CO2) nas suas matrizes energéticas (G7, 2015).

Autor: Paulo A. Meyer M. Nascimento

Acesse o artigo completo em PDF