O Centro de Lançamento de Alcântara e as Possibilidades de Ganhos Comerciais e Estratégicos para o Brasil
Publicado em 04/08/2019 - Última modificação em 04/12/2023 às 15h13
Radar nº 60
O artigo Centro de Lançamento de Alcântara e as Possibilidades de Ganhos Comerciais e Estratégicos para o Brasil apresenta a necessidade estratégica de se viabilizar o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), acompanhando a tendência internacional da indústria aeroespacial e proporcionando maior inserção do Brasil no mercado global de lançamentos de foguetes e satélites. Por essa via, Israel Andrade, Rogério Cruz, Giovanni Hilebrand e Matheus Soares argumentam, em seu trabalho original, que seria possível impulsionar o desenvolvimento do setor espacial brasileiro, gerar novas divisas para o país e promover o desenvolvimento na região de Alcântara, estado do Maranhão.
Palavras-chave:Programa Espacial Brasileiro; política espacial brasileira; Centro de Lançamento de Alcântara; satélites; setor aeroespacial.
Autor: Rafael Leão