Radar Edição Especial - Ensino Superior Público: Gratuidade e a Proposta ECR - n. 49, fev. 2017
“No Brasil, os mais pobres financiam a universidade pública para os mais ricos.” “Gastamos muito em educação superior e pouco em educação básica.” “A educação deve ser gratuita, estimulando os menos favorecidos a ocupar as vagas.” Essas são algumas das frases que se tornaram senso comum nos debates sobre financiamento do ensino superior público no país. Mas, afinal, o Brasil gasta muito em educação superior? O perfil dos alunos é, de fato, elitizado? Deve-se acabar com a gratuidade, implementando cobranças para os oriundos de famílias mais ricas ou para os alunos que, após formados, tenham renda suficiente para pagar pelos custos de sua formação? Ou deve-se manter a gratuidade financiando a educação com base em uma reforma no sistema tributário, tornando-o efetivamente progressivo especialmente a partir da tributação de grandes fortunas, heranças e lucros e dividendos?
MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.