Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Economia. Desenvolvimento Econômico

Uma matriz de contabilidade social para o Brasil em 2003

Tourinho, Octávio Augusto Fontes; Silva, Napoleão Luiz Costa da; Alves, Yann Le Boulluec; Andrade, Sandro Canesso (Participação na construção da SAM);


Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros.

Publicado em: Dez-2006


Uma matriz de contabilidade social para o Brasil em 2003

Neste texto mostramos como construímos uma matriz de contabilidade social (SAM) para o Brasil, relativa ao ano de 2003. Nela são representadas 39 atividades, 39 produtos, 6 tipos de mão-de-obra e 11 classes de renda familiar. Os fundos fiscais que representam a arrecadação de impostos são também detalhados. Essa matriz será utilizada para atualizar o modelo de equilíbrio geral computável CGE-IPEA, mas pode também ser usada diretamente para avaliar os impactos de políticas públicas em outros tipos de modelos como, por exemplo, na análise de multiplicadores. No texto fazemos também uma aplicação dessa metodologia para avaliar, com base na SAM 2003, os impactos de políticas de redistribuição de renda.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1242.pdf Adobe PDF 605.10 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com