Coelho, Danilo Santa Cruz; Fernandes, Marcelo; Foguel, Miguel Nathan; Carvalho, Alexandre (Comentários); Corseuil, Kiko (Comentários); Ferraz, Claudio (Comentários); Manacorda, Marco (Comentários);
Indústria: Livros.
Gênero e Raça.
Publicado em: Dez-2009
Este texto examina se existe um efeito de teto de vidro na ascensão profissional das mulheres nas grandes empresas da indústria de transformação do Brasil. Em particular, verifica-se se o gênero importa no tempo necessário para se obter uma promoção para uma posição gerencial. Embora utilizem-se modelos paramétricos de tempo de falha acelerado na análise preliminar, os principais resultados do estudo dependem das estimativas de ranking parcial de um modelo semiparamétrico de duração que permite à censura ser dependente de covariadas. Verificou-se que, embora haja diferenciais de gênero nas promoções dentro das empresas nacionais, o mesmo não se aplica às empresas sob controle estrangeiro. Prestou-se também atenção a duas outras dimensões do progresso na carreira, a saber, crescimento salarial e probabilidade de promoção. Observou-se que os ganhos salariais após a promoção não contribuem para gerar diferencial de salário entre homens e mulheres nas empresas nacionais ou estrangeiras, apesar de as mulheres possuírem uma menor probabilidade de obterem uma promoção nas empresas nacionais e, em menor medida, nas empresas estrangeiras.
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