Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Emprego. Trabalho

Tecnologia, exportações e emprego

De Negri, Fernanda; De Negri, João Alberto; Coelho, Danilo Santa Cruz; Turchi, Lenita Maria; Araújo, Bruno César Pino Oliveira de; Freitas, Fernando; Bahia, Luiz Dias; Noronha, Eduardo Garutti; Artur, Karen; Galinari, Rangel; Lemos, Mauro Borges; Amaral, Pedro; Araújo, Rogério Dias de; Mendonça, Marco Aurélio Alves de; Hiratuka, Célio; Fracalanza, Paulo Sérgio; Giovannetti, Bruno Cara; Menezes-Filho, Naércio Aquino; Martins, Pedro S.; Esteves, Luiz Alberto; Gottschalk, Martim Vicente; Alves, Patrick Franco; Gusso, Divonzir Arthur; Homsy, Guilherme Vampré; Costa, Marcelo Araújo; Baessa, Adriano Ricardo; Balsadi, Otávio Valentim; Freitas, Rogério Edivaldo; Almeida, Alexandre Nunes de; Ferreira, Brancolina;


Emprego. Trabalho: Artigos.

Publicado em: 2006


Tecnologia, exportações e emprego

Este capítulo analisa as principais mudanças ocorridas no mercado de trabalho a partir das características dos trabalhadores ocupados com carteira assinada, e dos seus respectivos empregadores. Busca-se também observar como as mudanças ocorridas na estrutura produtiva brasileira modificaram o comportamento das empresas, melhor dizendo, daqueles que demandam mão-de-obra na economia. Sendo assim, em primeiro lugar procura-se saber onde estão e como são os empregos formais gerados atualmente na economia brasileira. Quais foram os setores e as atividades econômicas que mais ganharam espaço nos últimos anos? Quais são as firmas que mais empregam mão-de-obra e que mais têm gerado novos postos de trabalho? Como se diferenciam as firmas exportadoras das não exportadoras em termos de número e características dos seus funcionários? As empresas inovadoras e mais avançadas tecnologicamente demandam trabalhadores diferentes das demais firmas brasileiras? Em segundo lugar, pretende-se aqui também avaliar algumas características relacionadas com a qualidade do emprego gerado nessas firmas. Que tipo de firma oferece melhores salários e mais benefícios aos seus funcionários? E por quê? Por fim, e esta é uma das questões centrais do capítulo, examina-se o papel que exercem a qualificação da mão-de-obra, a acumulação de capital humano (sobre o assunto, ver Capítulo 3) e o aprendizado tecnológico no desempenho competitivo das empresas e, consequentemente, do país.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

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