Mugnaini Junior, Alexandre Nogueira; Cunha, Marina Silva da;
Educação: Artigos.
Publicado em: Dez-2022
Este trabalho tem o objetivo de estimar o impacto das cotas no desempenho dos estudantes do ensino superior público federal, tanto no curto quanto no longo prazo. São utilizados o pareamento por escore de propensão (propensity score matching – PSM) e o modelo de diferenças em diferenças, ambos aplicados aos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017. Os resultados mostraram em geral que estudantes cotistas têm desempenho melhor na nota normalizada do que os não cotistas, revelando um impacto positivo no curto prazo. Ademais, foi possível verificar ainda que estudantes cotistas com pais sem ensino superior têm resultado similar aos demais estudantes, refletindo um impacto intergeracional no longo prazo não significativo. Portanto, as evidências indicam que a política pública adotada pode contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior no país.
Arquivo | Descrição | Formato | Tamanho | Acesso |
ppp_n64_Artigo2_impacto_das_cotas_no_desempenho.pdf | Adobe PDF | 593.30 KB | visualizar |
Temas: Educação -