Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Comércio Interno

Dimensionamento do mercado de banda larga no Brasil

Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de; Mendonça, Mario Jorge Cardoso de; Silva, José Jaime da;


Comércio Interno: Livros.

Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros.

Publicado em: Ago-2017


Dimensionamento do mercado de banda larga no Brasil

O objetivo deste estudo é projetar o mercado potencial de banda larga no Brasil. Essa tarefa é feita combinando informações advindas de duas bases distintas: o Censo 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, ambos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pnad 2015 é empregada para estimar um modelo de regressão logística de probabilidade de ter acesso à internet por banda larga. O dimensionamento do mercado de banda larga é feito usando o modelo estimado, mas com as mesmas variáveis preditoras do Censo 2010. A predição indicou um mercado potencial de 45 milhões de domicílios, ou seja, um adicional de quase 6 milhões de domicílios em relação à situação atual. Além disso, estima-se o novo dimensionamento do mercado de banda larga caso exista um aumento de 10% na penetração média dos serviços nas principais regiões metropolitanas do país. Nesse cenário, observa-se que o novo mercado chega a 50,7 milhões de domicílios, 10 milhões de domicílios a mais em relação ao estado atual.

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