Pereira, Rafael Henrique Moraes; Vieira, Renato. S.; Bizzarro, Fernando; Barbosa, Rogério J.; Dahis, Ricardo; Ferreira, Daniel T.;
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros.
Publicado em: Abr-2023
Os custos de transporte são uma barreira subestimada à participação política. Neste estudo, examinamos se uma intervenção em larga escala para reduzir esses custos, no caso, a oferta de transporte público gratuito no dia da eleição, aumenta o comparecimento dos eleitores brasileiros às urnas. Levando em conta a diferença do momento em que os municípios adotaram a política de passe livre entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial de 2022 no país, usamos desenhos de estudo de eventos (event study) para examinar o impacto da política do passe livre sobre a participação eleitoral, sobre os resultados das eleições e sobre os níveis de mobilidade humana. Não encontramos qualquer efeito da gratuidade no transporte público sobre o comparecimento às urnas ou sobre os resultados eleitorais, mas encontramos um efeito positivo, entre 7,2% e 17,5% de aumento, nos níveis de mobilidade no dia das eleições. Embora a redução dos custos monetários de transporte possa melhorar o acesso das pessoas aos locais de votação, nossos resultados sugerem que apenas políticas de redução desses custos não são suficientes para aumentar o comparecimento dos eleitores.
Arquivo | Descrição | Formato | Tamanho | Acesso |
TD_2869_web.pdf | Adobe PDF | 1.09 MB | visualizar | |
TD_2869_sumex.pdf | Adobe PDF | 127.78 KB | visualizar |