Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: a experiência do governo de Minas Gerais

Batista, Fábio Ferreira; Fantoni, Margarida Maria Souto; Carmo, Marco Aurélio Zancanela do; Vieira, Renato de Alcino;


Administração Pública. Governo. Estado: Livros.

Publicado em: Fev-2015


Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: a experiência do governo de Minas Gerais

O presente estudo analisa a utilização do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (MGCAPB) e da metodologia de implantação do Plano de Gestão do Conhecimento (PGC), ambos fundamentados no livro, publicado pelo Ipea, intitulado Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (Batista, 2012). O trabalho apresenta o MGCAPB e as etapas de implementação do PGC; descreve o histórico da gestão do conhecimento (GC) no governo de Minas Gerais; narra a evolução das discussões em torno da fundamentação do modelo e da organização dos processos de GC; relata a implementação da GC com base no plano estadual e nos planos setoriais; discute o processo de implantação do MGCAPB na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); aborda a implantação do MGCAPB na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); apresenta as lições aprendidas com a adoção do MGCAPB e com a utilização da metodologia de implementação do PGC, assim como descreve os resultados preliminares obtidos pelos três órgãos do governo de Minas Gerais. No trabalho, argumenta-se que a experiência do governo do estado de Minas Gerais mostra que tanto o modelo como a metodologia de implementação da gestão do conhe¬cimento podem ser úteis a outros governos estaduais. Salienta-se, também, que como a experiência da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG), da PCMG e da PMMG e o início da implementação do plano estadual e dos planos setoriais de GC são ainda muito recentes, não é possível ainda avaliar o impacto das iniciativas de GC no desempenho das instituições. Por isso, recomenda-se a realização de estudos nos próximos anos para verificar a existência de relação de causa e efeito entre as práticas de GC implantadas e os resultados organizacionais, isto é, aumento da eficiência dos processos de trabalho, melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e efetividade dos programas e projetos.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

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