Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Emprego. Trabalho

Spatial dynamics of labor markets in Brazil

Chomitz, Kenneth M.; Mata, Daniel da; Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de; Magalhães, João Carlos Ramos; Andersson, Jonny (Colaborador); Buys, Piet (Colaborador); Guia, George da (Colaborador); Netto, Waldir (Colaborador); Tebaldi, Edinaldo (Colaborador); Deichmann, Uwe (Colaborador); Lall, Somik (Colaborador); Morais, Maria da Piedade (Colaborador); Piancastelli, Marcelo (Colaborador); Henderson, Vernon (Colaborador);


Emprego. Trabalho: Livros.

Emprego. Trabalho.

Publicado em: Ago-2005


Spatial dynamics of labor markets in Brazil

O mercado de trabalho brasileiro apresentou uma dinâmica espacial diversa durante a década de 1990. Em 2000, aproximadamente um quinto dos trabalhadores vivia em municípios aparentemente estagnados em termos econômicos, em que os salários reais caíam, mas em que o emprego crescia acima da taxa de crescimento populacional do Brasil. Por outro lado, mais de um terço dos trabalhadores vivia em municípios dinâmicos, com crescimento dos salários reais e crescimento do emprego acima do crescimento populacional brasileiro: essas áreas absorveram mais da metade do crescimento líquido do emprego durante o período. A fim de elucidar essa dinâmica, o presente artigo estimou um modelo espacial de demanda e oferta por trabalho no qual descreve as mudanças no nível de salários e empregos dos municípios. Foi utilizado o método GMM espacial desenvolvido por Conley (1999), que permite o uso de variáveis instrumentais na presença de autocorrelação espacial. Os principais resultados incluem: a influência muito forte do nível educacional inicial da força de trabalho na taxa de crescimento subseqüente dos salários (mesmo após controlar por diversas variáveis, tais como distância e clima); presença de efeitos de transbordamento positivos do crescimento do município sobre os níveis de salário e emprego de seus vizinhos; queda no emprego em atividades rurais; elasticidade na resposta dos salários a um aumento na oferta de trabalho; e presença de efeitos multiplicadores das transferências governamentais.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1110.pdf Adobe PDF 2.83 MB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com