Rocha, Wilsimara Maciel; Ehrl, Philipp; Monasterio, Leonardo Monteiro;
Administração Pública. Governo. Estado: Artigos.
Educação: Artigos.
Emprego. Trabalho: Artigos.
Publicado em: Ago-2020
Este trabalho analisa o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (Fies/MEC) sobre o salário do trabalhador formal, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia (Rais/ME)e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a técnica do propensity score matching (PSM) comparam-se dois grupos: pessoas que foram beneficiadas pelo Fies e formam o grupo tratado e pessoas que não foram beneficiadas por esse fundo, mas são muito parecidas com aquelas pessoas tratadas. A probabilidade de usar o Fies depende principalmente da idade, da cor, da região e do setor em que o indivíduo trabalha. Após o pareamento, os dados mostram que o salário de quem se formou com o fundo é aproximadamente 26% maior que o de quem não concluiu o ensino superior. Não encontramos diferenças significativas entre pessoas com ensino superior que se formaram com e sem o Fies. Por fim, simulações indicam que o subsídio implícito do programa, com parâmetros razoáveis, é viável financeiramente.
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