Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Saúde

Consórcios intermunicipais de saúde: uma análise à luz da teoria dos jogos

Teixeira, Luciana; Mac Dowell, Maria Cristina; Bugarin, Maurício S.; Bugarin, Mirta (Comentários e sugestões); Viegas, Mônica (Comentários e sugestões);


Saúde: Livros.

Economia da Saúde. Gestão dos Serviços de Saúde.

Saúde.

Economia da Saúde.

Administração Pública. Governo. Estado.

Publicado em: Jul-2002


Consórcios intermunicipais de saúde: uma análise à luz da teoria dos jogos

O presente estudo analisa a formação e a sustentabilidade político-financeira dos consórcios intermunicipais de saúde. Utilizando-se o instrumental oferecido pela teoria dos jogos, foi construído um jogo dinâmico de dois períodos com informação imperfeita, no qual dois jogadores (prefeitos) decidem quanto à adesão e à permanência no consórcio. São analisados dois modelos: no primeiro, admite-se a possibilidade de punição ao município que abandonar a parceria, por meio da suspensão do atendimento à sua população nas instalações do consórcio; já no segundo, considerando-se o princípio constitucional que estabelece o acesso universal às ações e aos serviços de saúde, relaxa-se essa hipótese. Os resultados mostram que as decisões dos prefeitos dependem de dois fatores: dos mecanismos de punição introduzidos e dos ganhos tecnológicos advindos da parceria, o que evidencia uma forte tendência à instabilidade da associação no segundo modelo.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_893.pdf Adobe PDF 139.40 KB visualizar

Temas: Saúde - Economia da Saúde - Saúde - Economia da Saúde - Administração Pública. Governo. Estado -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com