Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Social

Igualdade racial

Abreu, Angélica Kely de (Colaboradora); Tokarski, Carolina Pereira (Colaboradora); França, Danilo Sales Nascimento (Colaborador); Alencar, Joana Luiza Oliveira (Colaboradora); Matias, Krislane de Andrade (Colaboradora); Pinheiro, Luana Simões (Colaboradora);


Desenvolvimento Social: Artigos.

Gênero e Raça.

Publicado em: 2021


Igualdade racial

Neste capítulo serão abordados, especialmente, os efeitos desiguais da pandemia sobre negros e brancos, considerando, evidentemente, as intersecções com os marcadores de gênero e classe das populações. Para uma análise dessa natureza, é preciso reconhecer e considerar, antes de mais nada, as condições estruturais de maior vulnerabilidade a que o povo negro brasileiro se encontra submetido nas mais diversas áreas da vida social e cotidiana, desde as desigualdades no âmbito educacional e do trabalho, até as desigualdades de acesso a serviços de saneamento básico, de saúde e à violência que atinge essa população com muito mais intensidade. É este cenário de racismo estrutural – e não aspectos da biologia destes grupos – que torna a população negra particularmente vulnerável à pandemia da Covid-19, seja no que se refere aos efeitos em termos de saúde (morbimortalidade), seja no que diz respeito aos efeitos econômicos, os quais podem também resultar em mortalidade pela fome, pela pobreza e pela falta de acesso a condições mínimas de garantia da vida.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
BPS_28_igualdade_racial.pdf Adobe PDF 804.27 KB visualizar

Temas: Desenvolvimento Social - Gênero e Raça -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com