Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Economia. Desenvolvimento Econômico

O Estudo 2010 de Carga Global da Doença : crítica da formação da ponderação dos indicadores

Melo, Valdir; Nogueira, Roberto Passos; Coelho, Danilo (Colaborador); Alvarez, Albino (Colaborador); Schettini, Bernardo (Colaborador);


Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros.

Saúde: Livros.

Publicado em: Jan-2015


O Estudo 2010 de Carga Global da Doença : crítica da formação da ponderação dos indicadores

O estudo 2010 de carga global da doença pretende informar e orientar algumas políticas públicas. Este texto para discussão aponta algumas limitações do estudo, tanto do ponto de vista metodológico quanto de sua utilidade para as políticas nacionais, por meio de uma crítica à formação dos pesos que compõem os indicadores. Os entrevistados que emitiram julgamentos sobre gravidade de condições de saúde não representam as populações de seus respectivos países; ademais, não se pode saber quais tipos de camadas sociais, etnias, faixas etárias, profissões e ocupações, níveis de educação etc. eles representam. Os dados do estudo também não servem para comparar o progresso das políticas de um país entre dois períodos de tempo, porque os pesos empregados na agregação não são de qualidade aceitável.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
td_2027.pdf Adobe PDF 298.02 KB visualizar
td_2027_sumário_executivo.pdf Adobe PDF 32.22 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com