Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Demografia. População

Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil III : o uso da mobilidade ativa

Pereira, Rafael Henrique Moraes; Vieira, João Pedro Bazzo;


Demografia. População: Livros.

Publicado em: Jul-2024


Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil III : o uso da mobilidade ativa

Este estudo apresenta um diagnóstico nacional da evolução das taxas de mobilidade ativa (a pé ou por bicicleta) nas viagens casa-trabalho, no Brasil, entre 2008 e 2019, com informações desagregadas para as principais regiões metropolitanas (RMs) e segundo recortes de sexo, cor ou raça, idade, grau de escolaridade e nível de renda. Adicionalmente, o estudo também apresenta as tendências dos números de mortes no trânsito que envolveram pedestres e ciclistas, segundo sexo, idade, cor e raça entre 2011 e 2021. Os resultados apontam uma trajetória de queda generalizada da mobilidade ativa nas cidades de todas as Grandes Regiões (GRs) e RMs do país, o que incide na população de todos os perfis socioeconômicos. Apesar dessa queda, o estudo indica que 23,6% da população ocupada nas cidades brasileiras e que 16,2% nas RMs se deslocavam a pé ou de bicicleta de casa para o trabalho em 2019. A redução da mobilidade ativa no país se reflete, em alguma medida, na redução do número de mortes de pedestres e ciclistas observada no período de 2011 a 2021. A diminuição do uso do transporte ativo nas cidades brasileiras se soma às tendências apontadas por estudos anteriores de persistente aumento do transporte individual motorizado e redução do uso de transporte público no Brasil, pelo menos desde 2000. Em conjunto, essas tendências apontam para uma trajetória preocupante de conformação de cidades com perfil de mobilidade cada vez mais dependente do transporte individual motorizado, menos sustentável, menos inclusivo e menos saudável. Esses resultados indicam a necessidade de mais estudos – para a coleta de informações detalhadas sobre viagens a pé e por meio de bicicleta – que sejam capazes de subsidiar a implementação de políticas mais efetivas para a promoção da mobilidade ativa, bem como a avaliação do impacto dessas políticas.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

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