Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Determinantes da evasão no ensino superior : uma abordagem de riscos competitivos

Gomes, Matheus; Hirata, Guilherme Issamu;


Educação: Artigos.

Publicado em: Dez-2022


Determinantes da evasão no ensino superior :  uma abordagem de riscos competitivos

As altas taxas de evasão no ensino superior podem representar um custo para indivíduos e a sociedade ao gerar perda no potencial acúmulo de capital humano. Este artigo analisa os fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro, utilizando um modelo de análise de sobrevivência com riscos competitivos. Empregam-se dados longitudinais dos ingressantes em 2010, acompanhando-os até 2017. Os resultados mostram que mulheres, brancos, ingressantes mais velhos e quem utiliza o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possuem menor risco de evasão. Além disso, as diferenças entre categorias (gênero, racial, cursos etc.) aparecem já no primeiro ano e aumentam com o tempo.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
PPE_v52_n3_artigo1_determinantes_da_evasao.pdf Adobe PDF 664.81 KB visualizar

Temas: Educação -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com