Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

A Evolução da sobre-educação no Brasil e o papel do ciclo econômico entre 2012 e 2023

Carvalho, Sandro Sacchet de; Reis, Mauricio Cortez;


Educação: Livros.

Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros.

Emprego. Trabalho: Livros.

Publicado em: Ago-2024


A Evolução da sobre-educação no Brasil e o papel do ciclo econômico entre 2012 e 2023

Este estudo busca analisar a evolução e as características da sobre-educação no Brasil entre 2012 e 2023 com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). São considerados sobre-educados os trabalhadores que desempenham funções que exigem abaixo de seu nível de escolaridade de acordo com informações da Classificação Brasileira de Ocupações (Brasil, 2010). Ademais, procura-se contribuir para a compreensão dos movimentos da sobre-educação no mercado de trabalho investigando em que medida o longo ciclo econômico recessivo atravessado desde o fim de 2014 afetou o forte crescimento da sobre-educação observado, construindo um painel de estratos geográficos (EGs) na PNADC, e usando diferentes formas de captar o ciclo econômico no mercado de trabalho. Observa-se entre 2012 e 2020 uma elevação da proporção de ocupados sobre-educados de 26% para 38%, e mostra-se um impacto significativo do ciclo na sobre-educação, porém essa ascensão parece mais associada à estrutura ocupacional da economia, como a distribuição setorial e o nível de informalidade.

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