Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Saúde

O mercado de planos de saúde no Brasil: uma criação do Estado?

Ocké-Reis, Carlos Octávio; Andreazzi, Maria de Fátima Siliansky de; Silveira, Fernando Gaiger; Coelho, Danilo (Comentários); Barbosa, Frederico (Comentários); Bogossian, Gabriel (Comentários); Costa, Thais Aline da (Comentários); Ribeiro, José Aparecido (Cessão de dados); Parreiras, Luiz (Cessão de dados); Marinho, Alexandre (Observações);


Saúde: Livros.

Economia da Saúde. Estado, Mercado e Regulação em Saúde.

Publicado em: Jun-2005


O mercado de planos de saúde no Brasil: uma criação do Estado?

Neste artigo se procurou demonstrar a existência de uma articulação entre o padrão de financiamento público e o mercado de planos de saúde. De um lado, a partir de evidências teóricas, encontramos argumentos que explicam os motivos dessa articulação, em especial no campo do financiamento setorial. De outro, em um primeiro exame, observa-se que, historicamente, determinadas ações governamentais acabaram patrocinando os planos e seguros privados no Brasil, reforçando, em termos concretos, a percepção da presença de uma relação sistemática entre o mercado e o Estado, na área da saúde.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1094.pdf Adobe PDF 263.46 KB visualizar

Temas: Saúde - Economia da Saúde -



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com